sábado, 12 de fevereiro de 2011

Instalações mostram cor, objetos e imagens de Embu das Artes

Destaque
(A partir da esq.) Camilla Nascimento, Adriana Affortunati e Dani Moraes: artistas vencedoras do concurso Anuário Embu das Artes – Bolsa Residência

Embu das Artes comemora os 52 anos de emancipação com a exposição oportuna das artistas que concluem a Bolsa Residência oferecida pelo governo municipal. O processo de criação das instalações, que estarão expostas no Centro Cultural Mestre Assis de Embu a partir do dia 18/2, incluiu pesquisas, visitas às comunidades e convivência com embuenses. A mostra revela a cidade na cor feita com a terra local por Camilla Nascimento, nos objetos colhidos nas ruas ou recebidos de moradores por Adriana Affortunati e na paisagem construída por Dani Moraes depois de fotografar a cidade.
As três artistas plásticas venceram no ano passado o concurso Anuário Embu das Artes – Bolsa Residência, permaneceram por três meses na cidade e agora mostram o trabalho que se propuseram a construir quando selecionadas pelos críticos Katia Canton, Paulo Klain e Oscar D’Ambrosio. “Nós as indicamos pela clareza e boa apresentação de seus projetos que, em geral, propõem interação e interatividade com a cidade de Embu das Artes, a Arte como ‘fazer’ agregador, a preocupação com o entorno, o pertencimento e a valorização do individual na comunidade”, escreveram os críticos.
A Exposição de Adriana Affortunati, Camilla Nascimento e Dani Moraes tem gosto de tarefa concluída, já que elas cumpriram as determinações dos projetos apresentados e foram além. “Todas são ótimas artistas e se dedicaram muito a esse trabalho nesses meses”, diz Tônia de Embu, coordenadora do Memorial Sakai, onde as artistas desenvolveram suas obras. Confira visitando a exposição de 19/2 a 13/3, de 9 às 18h, no Centro Cultural Mestre Assis de Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro Histórico), piso superior.
Essa mostra encerra um ciclo de eventos artísticos do Anuário 2010, que contou com o 27º Salão de Artes Plásticas, duas edições de Agenda Cultural e a Bolsa Residência para artistas selecionados no País. A edição do Anuário Embu das Artes 2011, a ser realizada em setembro, já está em andamento. 


Elke Lopes Muniz
9/2/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário